A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) congrega países da Europa e da América do Norte. Foi fundada em 1949, com o compromisso dos países-membros de defenderem uns aos outros no caso de qualquer um deles ser atacado. Hoje, porém, a OTAN trata de outras questões que não apenas a segurança militar. Ela tem sede em Bruxelas, na Bélgica.

Formação

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o governo comunista da União Soviética promoveu a instauração de outros governos comunistas em vários países da Europa oriental. Os países da Europa ocidental temiam que os soviéticos difundissem o comunismo para outras nações. Os Estados Unidos e outros países ocidentais também tinham esse receio. A tensão entre a União Soviética e seus rivais ocidentais ficou conhecida como Guerra Fria.

Para proteger-se contra os soviéticos, doze países formaram a OTAN em 1949. Os membros originais eram Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Islândia, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos. Outros países ingressaram na aliança mais tarde.

Em 1955, a União Soviética e seus aliados comunistas formaram uma organização semelhante à OTAN, chamada Pacto de Varsóvia.

Após a Guerra Fria

A União Soviética se fragmentou no início dos anos 1990, e o Pacto de Varsóvia foi desfeito. A Guerra Fria tinha terminado.

A OTAN assumiu, então, novos papéis. Nos anos 1990, ela se envolveu em um conflito na região dos Bálcãs, no sudeste da Europa. Seus aviões bombardearam forças sérvias que ameaçavam outros grupos étnicos no território da então Iugoslávia.

A Hungria, a Polônia e a República Tcheca — todas antigas integrantes do Pacto de Varsóvia — ingressaram na OTAN em 1999. Em 2004, sete outros países que tinham sido comunistas entraram para a OTAN.

A OTAN se envolveu também no combate ao terrorismo, para evitar novos atentados que possam ser feitos. Em setembro de 2001, terroristas atacaram os Estados Unidos, que, depois disso, fizeram uma guerra no Afeganistão, país que dava apoio e abrigo aos promotores dos atentados. A OTAN apoiou os Estados Unidos. Foi a primeira vez que a organização cumpriu seu objetivo original de defender um de seus membros.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.