Oslo é a capital da Noruega, um país do norte da Europa. É a maior cidade do país e seu porto marítimo mais movimentado. A maioria dos principais museus, teatros e outros centros culturais noruegueses fica em Oslo. A cidade também abriga a sede do Parlamento norueguês, que escolhe os ganhadores do Prêmio Nobel da Paz.

Oslo fica às margens do rio Aker, no ponto em que ele se une ao fiorde Oslo, que conduz ao mar do Norte. A cidade tem áreas recobertas de bosques, mais de trezentos lagos e quarenta ilhas.

A maioria da população de Oslo trabalha para o governo ou para empresas prestadoras de serviços. Oslo é o centro comercial e bancário da Noruega e também o principal centro de transportes marítimos do país. A construção de navios e a engenharia são atividades importantes da economia da cidade. Muitas empresas de Oslo também atuam nos setores de alta tecnologia, comunicações, medicina, pesquisas e energia.

A região de Oslo foi povoada por volta do ano 1000 d.C. O rei norueguês Harald III Sigurdsson fundou uma cidade ali por volta de 1050. A maioria de suas construções era feita de madeira. Em 1624, Oslo foi completamente destruída em um incêndio.

O rei Cristiano IV, que reinava sobre a Dinamarca e a Noruega, construiu uma cidade nova do outro lado do rio. A nova cidade ganhou o nome de Cristiânia e, em 1814, tornou-se a capital da Noruega. Ao longo do século XIX, Cristiânia cresceu rapidamente, transformando-se na maior cidade do país. Em 1925, ela foi rebatizada, ganhando o nome de Oslo. A cidade tem 634.463 habitantes (estimativa de 2014).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.