Ottawa é a capital do Canadá, um país da América do Norte. A cidade fica onde os rios Gatineau, Ottawa e Rideau se encontram, na província de Ontário, no leste do Canadá. Do outro lado do rio Ottawa fica a província de Quebec.

Muitas pessoas em Ottawa trabalham para o governo. Outras estão empregadas na área de assistência à saúde, no comércio, na educação ou nas comunicações. A indústria do turismo também é uma das atividades de destaque na cidade. Centenas de empresas de Ottawa projetam e fabricam produtos eletrônicos, computadores, programas de informática e outros produtos de tecnologia avançada.

Índios já habitavam a região de Ottawa há centenas de anos. No século XVII, exploradores e comerciantes franceses começaram a viajar ao longo dos rios da região e a se estabelecer na área. A Grã-Bretanha tomou posse do Canadá no final do século XVIII.

Em 1826, um engenheiro britânico chamado John By começou a construir na área o canal Rideau, que passou a ligar o rio Ottawa ao lago Ontário. Muitos operários vieram de outros lugares para trabalhar na obra (hoje considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO). Um assentamento chamado Bytown logo cresceu perto do local da construção e, em 1855, foi rebatizado como Ottawa, em homenagem aos índios ottawas. Em 1857, a rainha Vitória, da Inglaterra, escolheu a cidade para ser a capital do Canadá. A população de Ottawa é de 1.236.324 habitantes (censo de 2011).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.