O Palácio de Versalhes foi uma das mais caras e extravagantes construções já erguidas em todo o mundo. Os reis da França viveram nele por mais de cem anos. O palácio fica na cidade de Versalhes, localizada 22 quilômetros a sudoeste de Paris.

Versalhes ainda não era uma cidade quando o rei Luís XIII mandou construir ali um pavilhão de caça, na década de 1630. Seu filho, Luís XIV, decidiu transformar o pavilhão em palácio e iniciou as obras na década de 1660. A construção se estendeu até o século seguinte. Quando o trabalho foi concluído, cerca de 5 mil pessoas moravam no lugar. Outras construções foram erguidas em volta do palácio, como o Grand Trianon e o Petit Trianon, projetados para ser residências particulares da família real e de convidados especiais.

A cidade de Versalhes, oficialmente fundada em 1671, se desenvolveu em torno do palácio. Muitos dos primeiros moradores eram os operários que haviam trabalhado na construção. Quando Luís XIV morreu, em 1715, após ter reinado por 72 anos, a cidade de Versalhes contava com cerca de 30 mil habitantes.

O Palácio de Versalhes continuou a ser a residência dos reis até o início da Revolução Francesa, em 1789. Depois da revolução, o palácio foi quase destruído. Em 1837, o rei Luís Filipe o restaurou e o transformou em museu.

Reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1979, o Palácio de Versalhes é visitado todo ano por milhares de pessoas. É possível conhecer vários de seus belos cômodos, com móveis restaurados de acordo com os estilos de decoração dos séculos XVII e XVIII, e também percorrer seus jardins. Atualmente, a área total da propriedade é de aproximadamente 800 hectares.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.