Palmas é a capital do estado de Tocantins, criado em 1988. No ano seguinte, teve início a construção da cidade, que é a capital mais jovem do país. Assim como Brasília, Belo Horizonte e Goiânia, Palmas foi projetada por arquitetos. A cidade tem avenidas largas, e na maioria dos cruzamentos há rotatórias em vez de semáforos. Há também muitas áreas verdes.

Localizada em um terreno de cristais de rocha (quartzo) e rochas sedimentares, Palmas é cercada pelas serras do Carmo e do Lajeado e banhada pelo rio Tocantins. O nome da capital foi escolhido devido ao grande número de palmas — as palmeiras nativas da região.

Suas principais atividades econômicas são o comércio, a construção civil, a metalurgia, a produção de artefatos de cimento e de cerâmica, a criação de gado e a agricultura. Em 1993, foi inaugurada a Universidade Municipal de Palmas.

A cidade tem praias localizadas à beira do rio Tocantins. A principal delas é a praia da Graciosa. Seus 520 metros de orla atraem tanto moradores quanto turistas. Outra atração natural é o distrito de Taquaruçu, famoso pelas cachoeiras. A queda do Roncador, com 70 metros de altura, é bastante procurada pelos praticantes de rapel.

Em 2015, Palmas sediou os primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. O evento contou com a participação de etnias brasileiras, de países vizinhos, como Argentina e Uruguai, e também de nações distantes, como Nova Zelândia e Mongólia.

Palmas foi uma das cidades brasileiras que mais cresceram na década de 2000, recebendo pessoas de praticamente todos os estados. Sua população é de 272.726 habitantes (estimativa de 2015).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.