Pancho Villa foi um líder da Revolução Mexicana, no início do século XX. Embora alguns o considerem um perigoso guerrilheiro, para a maioria dos mexicanos ele é um herói popular e um defensor dos pobres.

Pancho Villa nasceu em 5 de junho de 1878, em San Juan del Río, no norte do México. Seu verdadeiro nome era Doroteo Arango. Ainda jovem, ele chefiou uma gangue de criminosos e mudou de nome para Francisco Villa. (Pancho é o apelido de Francisco, em espanhol.)

O ditador do México, Porfirio Díaz, era impiedoso com o povo. Villa ajudou um líder chamado Francisco Madero a derrubar Díaz em 1911, o que deu início à Revolução Mexicana. Victoriano Huerta, que era chefe das forças de Madero, não confiava em Villa e o mandou para a prisão. Mas Villa fugiu para os Estados Unidos. Em 1913, Huerta tomou o governo do México das mãos de Madero, motivando assim o retorno de Villa ao seu país.

Villa arregimentou um grupo de milhares de combatentes chamado Divisão do Norte. Em 1914, ele e Venustiano Carranza, outro líder da revolução, derrotaram Huerta. Carranza tornou-se o novo líder do México.

Não demorou, porém, para que Carranza e Villa se desentendessem. Carranza obrigou Villa e Emiliano Zapata, outro líder rebelde, a deixar a Cidade do México, a capital do país. Em 1915, os Estados Unidos deram apoio a Carranza. Então, Villa matou dezesseis cidadãos americanos no México e nos Estados Unidos. Soldados americanos invadiram o México em 1916, mas não conseguiram achar Villa.

Com a queda de Carranza em 1920, Villa parou de combater o governo, foi anistiado (ou seja, perdoado e livre de ser preso) e abandonou suas atividades políticas. Ele morreu assassinado em sua fazenda, perto de Parral, no México, em 20 de junho de 1923. A polícia jamais solucionou o crime.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.