O Pantanal é a maior planície inundável do mundo. Também chamado de Pantanal Mato-Grossense, é um bioma formado por sete pantanais. O complexo está dividido em duas regiões, localizadas nos estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do Brasil. O Pantanal do Sul ou Maior tem como pontos principais as cidades de Aquidauana, Corumbá, Miranda e Porto Murtinho; o Pantanal do Norte ou Pantanal Amazônico abrange as cidades de Barão do Melgaço, Cáceres e Poconé.

Flora e fauna

A fauna do Pantanal está entre as mais ricas do mundo, com cerca de oitenta tipos de mamíferos (por exemplo, o macaco-prego, a anta, o cervo-do-pantanal, a lontra, a capivara e o lobo-guará); 560 tipos de aves (que incluem o jaburu, a garça, o cardeal e o gavião); 260 espécies de peixes (como o pintado, o dourado, o pacu e a traíra); e cinquenta espécies de répteis (entre eles o jacaré, a jiboia e a sucuri). A fauna e a flora pantaneiras são influenciadas por quatro biomas: Amazônia, Cerrado, mata Atlântica e Chaco. Como resultado, as paisagens e a vegetação são variadas. A flora aquática do Pantanal é fundamental para a vida desse ecossistema. Plantas flutuantes como o aguapé e a salvínia são carregadas pelas águas dos rios e, juntas, formam verdadeiras ilhas verdes, que na região recebem o nome de camalotes.

Regime das águas

Com uma área de aproximadamente 230 mil quilômetros quadrados, o Pantanal se estende também para o Paraguai e para a Bolívia. A porção brasileira tem cerca de 138 mil quilômetros quadrados. O Pantanal possui regiões de cerrado e de floresta úmida e é banhado por vários rios, como o Paraguai, o São Lourenço, o Taquari, o Negro, o Miranda, o Cuiabá e o Aquidabã. As chuvas do mês de novembro costumam inundar esses rios, que encharcam as planícies.

Ocupação humana

Região de latifúndios, o Pantanal concentra grandes propriedades rurais com criação de gado, principalmente nas cidades de Cáceres, em Mato Grosso, e de Corumbá, em Mato Grosso do Sul. Corumbá é o centro urbano mais importante do Pantanal.

O turismo ecológico é bastante forte e se tornou uma das atividades econômicas mais importantes da região. A época do ano que mais recebe turistas é a seca, entre os meses de maio e setembro. O período de chuvas ocorre entre outubro e abril. Em setembro, a região tem o Festival Internacional de Pesca, que acontece em Cáceres. Em outubro, é a vez de Corumbá realizar o mesmo evento. No Pantanal do Norte está localizado o Parque do Pantanal, no qual, por meio de visitas guiadas que seguem de barco ao redor da área preservada, é possível observar bichos difíceis de avistar e ameaçados de extinção, como a lontra, a onça-pintada e a ariranha.

A palavra de ordem no Pantanal é preservação, e os órgãos mundiais estão atentos. Por isso, e pela importância do bioma, em 2001 o Pantanal recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) o título de Patrimônio Natural da Humanidade.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.