Papeete é a capital da Polinésia Francesa, um grupo de cerca de 130 ilhas na parte sul do oceano Pacífico, na Oceania. Uma cidade tropical com abundantes palmeiras e flores, Papeete fica na costa noroeste de Taiti, no arquipélago da Sociedade, e é um dos maiores centros urbanos do sul do Pacífico. Seu excelente porto fez dela, na década de 1830, um lugar de comércio e um porto favorito dos navios baleeiros. Após a anexação pelos franceses em 1880, foi feita a sede do governador, e em 1890 tornou-se uma comuna.

Papeete é um ponto importante para o intercambio comercial no sul do Pacífico. Seu aeroporto internacional está localizado no subúrbio de Faa’a. De lá são exportados copra (polpa seca de coco), cana-de-açúcar, madrepérola, baunilha e café. É uma importante base turística que serve Taiti e as outras ilhas da Polinésia Francesa. Começando no final do século XX, um grande número de pessoas de outras partes da Polinésia Francesa migraram para Papeete, promovendo o rápido crescimento de Faa’a e os outros subúrbios de Punaauia, Pirae e Mahina. Além de polinésios, a população consiste em descendentes de chineses e europeus. A cidade tem 26.050 habitantes (censo de 2007).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.