Papua-Nova Guiné é um país situado ao norte da Austrália, na Oceania. Sua capital e maior cidade é Port Moresby. O país tem uma população de 8.219.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 462.840 km2.

Geografia

A maior parte do território de Papua-Nova Guiné fica na metade oriental da ilha da Nova Guiné (Papua, ou Iriã Oriental, que é uma província da Indonésia, ocupa a metade ocidental da ilha). Cerca de seiscentas ilhas menores compõem o resto do território. A ilha principal tem montanhas altas. O clima é quente e chuvoso.

Flora e fauna

Florestas tropicais cobrem grande parte da ilha. Pinheiros, carvalhos e cedros crescem nas regiões mais altas. Entre os animais do país destacam-se os cangurus-arborícolas, os ualabis (cangurus pequenos) e as equidnas, mamíferos que põem ovos.

População

Mais de setecentos grupos étnicos vivem em Papua-Nova Guiné. Eles se dividem em duas categorias: papuas e melanésios. Os papuas constituem a maioria da população e vivem principalmente na ilha da Nova Guiné. Os melanésios vivem perto da costa e nas outras ilhas. No país são faladas as línguas inglesa, tok pisin e motu. A maioria da população é cristã.

Economia

A mineração é importante na economia do país, que tem depósitos de ouro, cobre, petróleo e carvão. Contudo, a maioria das pessoas vive da agricultura, cultivando principalmente coco, banana, batata-doce e palmito. O país também produz café, cacau e artefatos de madeira.

História

Milhares de anos atrás, as ilhas já eram habitadas. Em 1884, a Alemanha e a Grã-Bretanha as dividiram entre si. A Austrália apossou-se delas no século XX.

Em 1975, Papua-Nova Guiné conquistou a independência e se juntou à Comunidade Britânica, um grupo de países ligados por laços especiais ao Reino Unido. Entre 1988 e 1998, a ilha de Bougainville lutou para se tornar independente, mas continuou pertencendo a Papua-Nova Guiné.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.