Paramaribo é a capital do Suriname, um pequeno país da costa norte da América do Sul. Está situada junto ao rio Suriname, perto do ponto em que ele deságua no oceano Atlântico. Paramaribo é a maior cidade e o principal porto do Suriname. Mais da metade da população do país vive lá.

As indústrias de Paramaribo fabricam tintas, margarina, cimento e cerveja. O transporte de mercadorias pelo porto é de grande importância para a economia da cidade. Destaca-se a pesca de camarões, que são vendidos para a América do Norte. O turismo é também uma fonte de renda.

No início, Paramaribo era uma aldeia indígena. Em 1640, os franceses criaram um assentamento lá. Em 1651, a cidade tornou-se colônia inglesa. Em 1667, os holandeses conquistaram Paramaribo e o resto do país. O Suriname obteve independência em 1975, tendo Paramaribo como capital. A população da cidade é de 240.924 habitantes (censo de 2012).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.