Peter Pan é o principal personagem de uma história escrita pelo autor de peças de teatro e romancista escocês J.M. Barrie (James Matthew Barrie), que nasceu em 9 de maio de 1860, em Kirriemuir, na Escócia. Ele foi muito feliz até os 7 anos. Então, um de seus irmãos morreu e sua mãe ficou muito triste, entrou em depressão. Infeliz por ver sua mãe sofrer tanto, ele passou a vida inteira se lembrando do tempo em que era criança e que tinha sido feliz.

Talvez por isso ele tenha inventado um personagem, Peter Pan, que não queria crescer, queria ser sempre criança. A história conta que quando era um bebê, Peter Pan caiu de uma carruagem e foi levado por fadas para a Terra do Nunca. Lá, Peter Pan é um menino que não tem obrigações, não tem deveres e vive só se divertindo. Ele mostra-se sempre muito corajoso, sem medo de nada nem de ninguém. Mas na verdade, não é bem assim.

Longe da Terra do Nunca vivia uma garota chamada Wendy, que contava histórias para seus dois irmãos na hora de dormir. Uma noite, Peter Pan, que estava procurando sua sombra, acabou indo até lá e ficou escondido ouvindo as histórias. Então ele os convidou a irem conhecer a Terra do Nunca, ajudado pela fada Sininho. Viveram muitas aventuras, enfrentaram um pirata chamado Capitão Gancho e foram ajudados pelo grupo de meninos chamados “garotos perdidos”, que também viviam na Terra do Nunca. Passaram por muitos desafios, que enfrentaram com coragem.

No fim, Wendy e seus irmãos voltam para casa levando com eles os “garotos perdidos” depois dessa viagem de sonho. Peter Pan, o menino que queria ser sempre criança, voltou para a Terra do Nunca, devido a seus medos. Ele tinha medo de assumir responsabilidades e compromissos do mundo real, e tinha medo de crescer.

O escritor J. M. Barrie começou a inventar as histórias de Peter Pan quando conheceu Arthur e Sylvia Llewellyn Davies, em 1897, e as contava para os filhos deles. Algumas dessas histórias foram publicadas depois em livro, viraram peça de teatro, desenhos animados e filmes. Barrie morreu no dia 19 de junho de 1937, em Londres, na Inglaterra.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.