Phnom Penh é a capital do Camboja, um país do sudeste da Ásia. É de longe a maior cidade do país. Ela fica no lugar onde os rios Mekong, Sap e Bassac se encontram.

Phnom Penh é um importante porto fluvial, com grande atividade comercial. É igualmente um centro industrial e de negócios, principalmente no setor têxtil. O turismo é outra fonte de renda da cidade.

Em 1434, o povo khmer (cambojano) construiu Phnom Penh para ser a nova capital do Império Khmer, e ela assim permaneceu até 1505. Porém, devido a guerras internas no país, a cidade foi abandonada em favor de outras, durante 360 anos. Em 1863, o rei do Camboja desejava unir o país e afastar o domínio vietnamita. Por esse motivo, acabou aceitando que o país se tornasse um protetorado francês, e em 1865 a cidade voltou a ser a capital. A partir de 1887, o Camboja passou a fazer parte da Indochina Francesa.

O país tornou-se independente em 1953. Como sua capital, Phnom Penh cresceu e se tornou um grande centro cultural e educacional.

Em 1975, um grupo comunista chamado Khmer Vermelho tomou o poder no Camboja e obrigou a maior parte dos habitantes da cidade a ir trabalhar em fazendas no campo. A cidade ficou quase despovoada. O Khmer Vermelho foi obrigado a deixar o poder em 1979. Desde então, Phnom Penh voltou a ser uma grande cidade. Sua população é de 1.688.044 habitantes (estimativa de 2013).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.