Os Pireneus são uma cadeia de montanhas que forma uma barreira alta e acidentada entre a Espanha e a França. As montanhas se estendem por 430 quilômetros, desde o mar Mediterrâneo, a leste, até o oceano Atlântico, a oeste.

Muitas das montanhas dos Pireneus têm mais de 2.740 metros de altura. A mais alta de todas é o monte Aneto, com 3.404 metros de altitude.

Muitas montanhas ficam cobertas de neve o ano todo, especialmente as da parte central da cadeia. Geleiras antigas, ou camadas móveis de gelo, escavaram vales ao longo dos Pireneus. Há também muitos lagos e algumas das quedas-d’água mais altas da Europa. Na parte oeste, as encostas das montanhas são cobertas por florestas. A parte leste é muito mais seca e ali crescem poucas árvores e escassa vegetação.

Nas partes mais altas dos Pireneus vivem poucos habitantes. Apesar disso, o pequeno país de Andorra está encravado perto da ponta leste da cadeia de montanhas.

Fazendeiros e lavradores plantam e criam animais nos vales e nas encostas. Os principais cultivos são milho, batata, frutas, feno, azeitonas, uvas e cereais. Gado bovino, ovelhas e cabras estão entre os animais criados na região. Os turistas procuram os Pireneus por causa de suas fontes de águas termais e para praticar esportes de inverno, além de caça, pesca e escalada.

Ao longo da história, os Pireneus isolaram a Espanha do restante da Europa. Era difícil viajar por terra entre os dois lados por causa das montanhas. Não havia bons mapas dos Pireneus até o século XVIII. Por isso, os espanhóis se tornaram ótimos navegadores, pois buscaram caminhos pelo mar. Eles também desenvolveram laços com o norte da África, que está separada da Espanha apenas por um pequeno trecho do mar Mediterrâneo.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.