Podgorica é a capital de Montenegro, um país da Europa meridional. Fica na região sul do país, em uma planície rodeada de montanhas.

Embora seja uma cidade muito antiga, a maioria de seus prédios tem menos de cem anos. Grande parte dela foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Apenas uma torre de relógio, uma mesquita e algumas casas sobreviveram. Podgorica é hoje uma cidade moderna, com várias galerias de arte, teatros e museus.

A economia local está baseada em serviços, como os dos setores bancário, governamental e de telecomunicações. As indústrias processam alumínio e produzem medicamentos.

Os vestígios mais antigos da cidade revelam que, na Antiguidade, o local era ponto de parada de caravanas. A cidade foi chamada Podgorica pela primeira vez em 1326. Em 1474 tornou-se parte do Império Otomano, dos turcos. Quatrocentos anos mais tarde passou a fazer parte do território montenegrino, depois de uma guerra entre a Turquia e vários estados, entre eles Montenegro.

A cidade foi ocupada pela Áustria durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Após o conflito, Montenegro passou a formar parte do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que mais tarde veio a ser a Iugoslávia.

Podgorica sofreu grandes danos durante a Segunda Guerra Mundial. Após o conflito, a cidade foi renomeada como Titogrado (“cidade de Tito”), em homenagem a Josip Broz Tito, líder comunista da Iugoslávia entre 1945 e 1980. Depois da queda do comunismo, em 1992, voltou a se chamar Podgorica. Quando Montenegro tornou-se um país independente, em 2006, foi designada novamente sua capital. A população da cidade é de 151.312 habitantes (censo de 2011).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.