Port Louis é a capital de Ilha Maurício, um país insular no oeste do oceano Índico, próximo à África. Situada na ilha principal, que também se chama Maurício, Port Louis é a maior cidade do país. Fica entre montanhas e tem o principal porto da nação.

O movimento portuário é sempre grande, com o embarque de mercadorias destinadas a outros países. Esse comércio é importante fonte de renda para a economia local. As indústrias fortes são a de vestuário, a de produtos alimentícios e a de construção de navios. O turismo também traz dinheiro para a cidade.

Os franceses fundaram Port Louis por volta de 1736, como porto para navios que viajavam pelo sul da África na rota entre a Europa e a Ásia. No início do século XIX, a ilha foi ocupada pelos britânicos.

Com a abertura do Canal de Suez, no Egito, em 1869, o porto perdeu sua importância estratégica na região. O canal possibilitou aos navios viajar entre a Europa e a Ásia sem ter de contornar a África. Em 1968, Ilha Maurício tornou-se um país independente, tendo Port Louis como capital. A cidade tem 151.033 habitantes (estimativa de 2013).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.