Port Moresby é a capital de Papua-Nova Guiné, um país do oeste do oceano Pacífico, na Oceania. A cidade fica ao longo de uma enseada na ilha da Nova Guiné.

Em Port Moresby há indústrias de alimento e processadoras de óleo. A cidade tem um porto na enseada e através dele são feitas operações de exportação de produtos, importantes para a economia local.

Port Moresby nasceu depois que o capitão inglês John Moresby explorou sua enseada em 1873. Um povoamento se desenvolveu ao longo dela. Nos anos 1880, os ingleses conquistaram a área e fizeram da cidade a sua sede na Nova Guiné.

A Austrália se apossou da área no início do século XX. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os australianos tinham uma base militar em Port Moresby. Os japoneses tentaram tomar a cidade, que foi danificada por bombardeios, mas depois reconstruída.

Papua-Nova Guiné tornou-se um país independente em 1975 e Port Moresby foi designada sua capital. A população da cidade é de 307.600 habitantes (estimativa de 2009).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.