Porto Príncipe é a capital e a maior cidade do Haiti, um país situado na ilha de São Domingos (ou Hispaniola), no mar do Caribe, na América Central. Localizada na baía do golfo de Gonâve, a cidade tem sofrido com muitos incêndios e conflitos violentos. Em janeiro de 2010, foi devastada pelo pior terremoto em mais de duzentos anos.

O Haiti é uma nação muito pobre e o desemprego é grande em Porto Príncipe. Na cidade e em seus arredores há fábricas de vestuário e de processamento de alimentos. O transporte marítimo de cargas também é importante para a economia local, já que a cidade tem o maior porto do Haiti.

Porto Príncipe foi fundada por franceses em 1749, quando o Haiti era colônia da França. A cidade tornou-se a capital da colônia em 1770 e, no século XVIII, foi abalada por dois terremotos.

Em 1804 o Haiti tornou-se um país independente, mantendo Porto Príncipe como capital.

Na virada do século XX para o XXI, Porto Príncipe foi palco de vários conflitos, quando grupos rebeldes derrubaram ou tentaram derrubar o governo do Haiti. A população da região metropolitana de Porto Príncipe é de 2.143.000 habitantes (estimativa de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.