Porto Rico é uma ilha do mar do Caribe, na América Central, que está ligada aos Estados Unidos por meio do estatuto chamado de “estado livre associado”. De acordo com esse sistema, a ilha tem governo próprio, mas mantém alguns laços com os Estados Unidos. A capital porto-riquenha é San Juan. A ilha de Porto Rico tem uma população de 3.579.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 8.868 km2.

Porto Rico faz parte do grupo de ilhas chamado Antilhas. A ilha tem formato quase retangular. Na maior parte é montanhosa, mas a região ao longo da costa é mais plana. O clima é quente o ano todo.

A maior parte dos porto-riquenhos tem ascendência espanhola. A população de origem africana forma um grupo menor. Algumas pessoas mesclam raízes europeias e africanas. A maioria dos porto-riquenhos fala espanhol e muitos também dominam o inglês. A maior parte da população é cristã.

As principais fontes de renda de Porto Rico são a indústria, os serviços e o comércio com os Estados Unidos. As indústrias fabricam produtos químicos e eletrônicos, medicamentos, máquinas e roupas. As finanças e o turismo são indústrias de serviços importantes. As fazendas produzem cana-de-açúcar, frutas tropicais, café, carne bovina e suína, frango, leite e ovos.

Os índios aruaques, também conhecidos como tainos, chegaram ao que é hoje Porto Rico por volta do ano 1000 d.C. O primeiro europeu a aportar na ilha foi Cristóvão Colombo, que tomou posse dela para a Espanha em 1493. No final do século XVIII, os espanhóis começaram a estabelecer grandes fazendas e trouxeram africanos para trabalhar nessas propriedades como escravos. Entre os produtos cultivados na época, os principais eram a cana-de-açúcar, o café e o tabaco.

Em 1898, a Espanha doou Porto Rico para os Estados Unidos depois de perder a Guerra Hispano-Americana. Em 1917, o governo dos EUA estabeleceu que os porto-riquenhos seriam cidadãos dos Estados Unidos. Porto Rico tornou-se estado livre associado à comunidade dos estados americanos em 1951. Os porto-riquenhos desfrutam da maioria dos benefícios da cidadania americana, mas não têm o direito de votar para presidente dos Estados Unidos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.