O Prêmio Nobel é uma das honrarias mais importantes que qualquer pessoa pode receber. É concedido todos os anos, pela Fundação Nobel, em cinco campos: física, química, medicina, literatura e paz. Os prêmios homenageiam pessoas de qualquer lugar do mundo que tenham feito trabalho excepcional em um desses campos.

Há uma premiação na área de economia, instituída em 1969, que na verdade é o Prêmio Sveriges Riksbank de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel. Ele não é atribuído pela Fundação Nobel. Na verdade, foi instituído pelo Banco Central da Suécia (Sveriges Riksbank).

O Prêmio Nobel é assim chamado porque foi Alfred Nobel, um cientista sueco, que o criou. Nobel inventou o explosivo chamado dinamite. A invenção o tornou rico, e ele decidiu usar o dinheiro que ganhou para homenagear pessoas que tivessem ajudado a humanidade de alguma maneira.

Os primeiros prêmios foram entregues pela Fundação Nobel em 10 de dezembro de 1901, exatamente cinco anos após a morte de Alfred Nobel. Alguns comitês e instituições escolhem os premiados. É o rei da Suécia que faz a entrega dos prêmios de física, química, medicina e literatura, em Estocolmo. O prêmio da paz é entregue pelo rei norueguês, em Oslo, pois a escolha é feita pelo Parlamento da Noruega.

Os laureados com o Nobel recebem seus prêmios em um banquete promovido em Estocolmo, na Suécia. Cada vencedor leva para casa uma medalha de ouro e uma quantia em dinheiro. Às vezes um prêmio é dividido por duas ou três pessoas. Mas apenas o Prêmio Nobel da Paz pode ser outorgado a uma organização.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.