Praia é a capital de Cabo Verde, um país-arquipélago situado no oceano Atlântico, a mais de 600 quilômetros da costa do Senegal, no noroeste da África. É a maior cidade do país. Fica em São Tiago, a maior ilha do arquipélago.

Praia tem um porto em que os navios se abastecem de café, cana-de-açúcar, frutas, alimentos, sapatos, roupas e outros produtos para serem vendidos em outros países. As principais indústrias da cidade são as do setor pesqueiro e da construção civil. O número de turistas vem aumentando nos últimos anos, atraídos por sua localização quase no meio das rotas do oceano Atlântico, o que ajudou a criar uma cultura peculiar e de influências variadas.

Antigamente, as ilhas de Cabo Verde não eram habitadas. Os portugueses foram os primeiros a chegar lá e começaram a ocupá-las nos anos 1460. Os primeiros a chegar fundaram a cidade de Ribeira Grande, que passou a ser a capital. Mais tarde, Praia se tornou a capital do país, em parte porque seu porto era mais seguro para os navios envolvidos no comércio de escravos. Na época, esse comércio sustentava grande parte da economia da cidade. A escravidão terminou nas ilhas em 1876. Os habitantes de Praia, como os de todo o país, são na maioria mestiços de negros africanos e portugueses.

Cabo Verde se tornou um país independente em 1975, e Praia continuou a ser sua capital. A população da cidade é de cerca de 125.150 habitantes (estimativa de 2009).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.