Pyongyang é a maior cidade e a capital da Coreia do Norte, um país do leste da Ásia. Fica às margens do rio Taedong e é um centro de educação e cultura.

Pyongyang é também um importante centro industrial. As fábricas da cidade produzem tecidos e roupas, alimentos, máquinas, produtos químicos e outras mercadorias.

De acordo com a lenda, Pyongyang foi fundada em 1122 a.C., tendo sido construída no local de uma capital ainda mais antiga.

Os primeiros registros históricos de Pyongyang são de 108 a.C. Ela se tornou a capital do reino Koguryo em 427 d.C.

Pyongyang sofreu várias invasões ao longo dos tempos. Na década de 1890, foi prejudicada durante a guerra entre a China e o Japão. Os japoneses controlaram a cidade de 1910 a 1945.

Em 1948, a Coreia foi dividida em dois países, Coreia do Norte e Coreia do Sul. Pyongyang tornou-se a capital da Coreia do Norte.

Durante a Guerra da Coreia (1950-1953), foi mais uma vez seriamente danificada. Após o conflito, a União Soviética e a China ajudaram a reconstruir a cidade. Pyongyang tem 2.581.076 habitantes (estimativa de 2008).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.