A República do Quirguistão (também conhecida como República Quirguiz) é uma nação independente situada na Ásia central. Até 1991, fazia parte da União Soviética. Sua capital é Bishkek. O país tem 5.821.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 199.945 km2.

Geografia

O Quirguistão faz fronteira com o Cazaquistão, a China, o Tadjiquistão e o Uzbequistão. O maciço de Tian Shan atravessa todo o Quirguistão. Seu ponto mais elevado é o pico da Vitória, com 7.439 metros de altura. Em geral, os verões do Quirguistão são quentes, e os invernos, frios. As áreas mais baixas e as mais altas são desérticas.

Flora e fauna

Florestas perenes (ou seja, sempre-verdes, que têm folhagem o ano inteiro) crescem nos vales mais baixos e em algumas encostas das montanhas. Espruces-brancos, lariços, juníperos e nogueiras são árvores comuns. Nas florestas vivem ursos-pardos, porcos selvagens, linces, raposas-cinzentas e arminhos. Ovelhas e cabras montesas, cervos e leopardos-das-neves vivem nos vales. Lebres, esquilos e ouriços-cacheiros-de-orelhas-grandes vivem nos desertos.

População

A maioria da população é formada por quirguizes. Os maiores grupos minoritários são de uzbeques e de russos. Muitos falam quirguiz, uma língua da família do turco, ou russo. Cerca de 75 por cento da população é de muçulmanos. A concentração maior é nas áreas rurais.

Economia

Cerca de metade da força de trabalho do Quirguistão trabalha na agricultura. No país criam-se ovelhas, gado e cavalos. As culturas principais são trigo, batata, beterraba, algodão e tabaco. Há minas de onde são extraídos ouro, carvão, antimônio e mercúrio. As indústrias produzem maquinaria e tecidos. O Quirguistão também utiliza a energia hidráulica para produzir eletricidade.

História

Os antigos quirguizes eram nômades, ou seja, moravam a cada período em um lugar diferente, sem se fixar em nenhum local. No início do século XIII, a região em que viviam, chamada Quirguízia, esteve sob o domínio dos mongóis, da China e dos vizinhos muçulmanos. No final do século XIX, a Rússia foi aos poucos assumindo o domínio da região. A Quirguízia tornou-se uma das repúblicas da União Soviética em 1924. O país declarou sua independência, com o nome de Quirguistão, em 1991. Opositores depuseram o primeiro presidente em 2005. Desde então, o país tem experimentado conflitos políticos esporádicos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.