Quito é a capital do Equador, um país do noroeste da América do Sul. A cidade fica nas encostas do vulcão Pichincha, na cordilheira dos Andes, e foi fundada por espanhóis, que lhe deram o nome de San Francisco de Quito. A capital é um polo de educação, cultura e negócios.

Importantes oleodutos do Equador passam por Quito. Bancos, turismo e outras indústrias de serviços movimentam a economia da cidade. Manufaturas locais produzem tecidos, medicamentos e artigos de metal e madeira.

Quito é a capital mais antiga da América do Sul e foi o centro do reino dos indígenas quitus. Os índios caras tomaram a área no século X. Em 1487, a cidade tornou-se parte do Império Inca. A Espanha dominou a região do século XVI até o início do século XIX. Em 1830, o Equador virou um país independente, tendo Quito como capital.

Vários terremotos já atingiram a cidade. O vulcão Pichincha, que entrou em erupção na década de 1660, voltou a ficar ativo no final do século XX. Quito tem 2.505.304 habitantes (estimativa de 2014).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.