Riga é a capital da Letônia, um país do nordeste da Europa. É a maior cidade letã e um porto importante. Fica à beira do rio Dvina Ocidental, próximo ao ponto em que ele deságua no mar Báltico.

A economia da Letônia depende fortemente de Riga. A cidade é um centro naval e industrial. As fábricas locais dão origem a produtos químicos e de madeira, roupas e alimentos processados. Na área dos serviços, os setores bancário e comercial são especialmente importantes.

Riga foi fundada como assentamento comercial em 1201. A Polônia assumiu o controle da cidade em 1581 e a Suécia a dominou em 1621. No entanto, os poloneses e os suecos deixaram que ela mantivesse seu governo. A Rússia tomou posse de Riga no início do século XVIII.

Em 1918 a Letônia conquistou a independência, com Riga como capital, porém em 1940 o país veio a se tornar uma das repúblicas da União Soviética. Em 1991, a Letônia se desligou da União Soviética e voltou a ser independente. Riga continuou a ser sua capital. A população da cidade é de 643.368 habitantes (estimativa de 2014).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.