Riyad é a capital e a maior cidade da Arábia Saudita, um país do Oriente Médio, na Ásia. Imensas reservas de petróleo foram descobertas no país em meados do século XX. Com o dinheiro da indústria petrolífera, o governo saudita transformou Riyad em uma cidade muito moderna.

Riyad tem refinarias de petróleo, metalúrgicas e fábricas de cimento e de alimentos. É também um polo comercial e financeiro.

Riyad tornou-se a capital dos domínios da dinastia Saud no início do século XIX. Em 1881, a cidade passou ao controle da família Rashid, mas o clã Saud retomou o poder no início do século XX. Eles tornaram a Arábia Saudita um país unificado em 1932, tendo Riyad como capital.

Riyad cresceu muito ao longo do século XX. O dinheiro da indústria petrolífera viabilizou a construção de modernos hospitais, estradas e reluzentes edifícios de escritórios. No início do século XXI, vários ataques terroristas violentos aconteceram na cidade. Riyad tem 6.195.000 habitantes (estimativa de 2014).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.