Roma é a capital da Itália, país do sul da Europa. Na Antiguidade, foi a capital do poderoso Império Romano. Hoje, a cidade é um centro de cultura e turismo. Gente do mundo inteiro viaja para lá com a intenção de ver seus monumentos históricos e tesouros artísticos.

Roma fica às margens do rio Tibre e foi construída sobre sete colinas. Dentro dela fica a Cidade do Vaticano, sede do catolicismo. A Cidade do Vaticano é um país independente desde 1929.

Locais de interesse

Roma é repleta de palácios, igrejas notáveis e praças públicas denominadas piazzas. A cidade também tem mais de trezentas fontes públicas. Museus como a Galeria Borghese expõem famosas obras de arte.

As ruínas de muitos monumentos antigos ainda permanecem em Roma. O Coliseu era uma arena ao ar livre, onde lutadores denominados gladiadores travavam ferozes combates. Os edifícios do Fórum Romano eram o centro da vida pública na antiga Roma. A arte antiga também pode ser vista nos Museus Capitolinos.

Economia

A economia de Roma baseia-se em larga medida no governo e no turismo. Outras atividades importantes são a construção civil, a edição de livros e serviços como bancos e comércio. A cidade tem também algumas indústrias.

História

Os primórdios de Roma ocorreram há mais de 2.700 anos. No século VI a.C., a cidade, que até então era governada por reis, tornou-se uma república. Logo Roma começou a dominar outras terras. Já no século I, a república havia se tornado um enorme e poderoso império. Roma foi a capital do Império Romano até 330 d.C.

No século VI, o papa — chefe da Igreja Católica Apostólica Romana — começou a assumir o governo de Roma e da área circundante. Os papas administraram Roma por muitos séculos.

Nos séculos XV e XVI, Roma foi centro do movimento artístico chamado Renascimento. Grandes artistas ergueram edifícios e produziram pinturas e esculturas por toda a cidade.

Em 1861, foi criado o reino da Itália, mas o papa ainda governava Roma. Em 1870, tropas italianas marcharam sobre a cidade, que se tornou então a capital da Itália. A população de Roma é de 2.705.603 habitantes e em sua região metropolitana moram 3.339.000 pessoas (estimativas de 2007).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.