São Cristóvão e Névis é um país formado por duas pequenas ilhas no leste do mar do Caribe, na América Central. Sua capital e maior cidade é Basseterre. O país tem 46.200 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 269 km2.

Geografia

São Cristóvão tem aproximadamente o dobro do tamanho de Névis e fica a noroeste da ilha menor. As duas fazem parte da região chamada Antilhas.

São Cristóvão abriga um vulcão inativo, e o relevo de Névis é quase todo constituído por uma só montanha. A primeira ilha tem praias de areia preta, enquanto a areia da segunda é branca. Ambas têm clima tropical.

Flora e fauna

Nas montanhas das ilhas crescem campos e florestas tropicais. Entre os animais estão o macaco chamado vervet, o veado selvagem e o mangusto. Lagostas-espinhosas, peixes-papagaio e tubarões-martelo vivem nas águas que rodeiam as ilhas.

População

A maior parte da população do país descende de africanos. Há também pequenos grupos de asiáticos e europeus. A maioria é cristã, e o inglês é a língua oficial. A maior parte dos habitantes mora na zona rural.

Economia

A economia do país depende do turismo, do setor bancário e da venda de açúcar. A cana-de-açúcar é cultivada por toda a ilha de São Cristóvão. Em Névis há também plantações de algodão, de legumes e de coco. Nas ilhas, as indústrias fabricam eletrônicos, bebidas e roupas.

História

Os primeiros a habitar as ilhas foram os índios. Em 1493, Cristóvão Colombo visitou a região. No século XVII, os ingleses se estabeleceram nas duas ilhas e levaram africanos para trabalhar nelas como escravos, nas plantações de cana-de-açúcar.

Em 1882, a Grã-Bretanha reuniu as ilhas de São Cristóvão, Névis e Anguila em uma só colônia. Anguila separou-se em 1971 e permanece colônia britânica. São Cristóvão e Névis tornaram-se um país independente em 1983. Em 1998, Névis votou contra sua separação de São Cristóvão.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.