São Luís é a capital do estado do Maranhão, que fica no Nordeste brasileiro. É famosa por ser cidade natal de um grande número de escritores importantes, como Aluísio de Azevedo, Gonçalves Dias e Graça Aranha. Por conta disso, ficou conhecida como “Atenas Maranhense”. É a única cidade brasileira que foi fundada pelos franceses.

Locais de interesse

O traçado urbanístico de São Luís é do século XVII. Foi planejado pelo engenheiro-mor Frias de Mesquita. Tem a forma de um quadrilátero ortogonal, típica das cidades de origem espanhola. Isso facilitou a expansão do núcleo central de São Luís e é uma das características locais que levou a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) a conferir à cidade o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, em 1997.

As ruas do centro histórico são de pedra, há muitos becos e escadarias. Aí destacam-se os casarões azulejados, os mirantes, as sacadas e as igrejas, além dos fortes e dos monumentos.

A cidade também é conhecida pelas festas populares. Além do Carnaval, as festas juninas são as que atraem mais gente. Em junho é comum acontecerem apresentações de bumba-meu-boi, tambor de crioula, quadrilha e arraial.

Geografia

São Luís está localizada no litoral da ilha Upaon Açu, junto à foz dos rios Anil e Bacanga, na baía de São Marcos. Tem clima tropical úmido e sua temperatura média fica em torno de 26°C. O período de fevereiro a abril costuma ser o mais chuvoso.

A cidade está implantada na planície litorânea, que é estreita, e se estende por tabuleiros terciários. Por isso seu centro antigo tem algumas ladeiras e escadarias.

Economia

Historicamente, a cana-de-açúcar e o algodão foram os produtos mais importantes para o desenvolvimento da cidade. Hoje em dia, o setor mais forte na economia de São Luís é o de serviços, com destaque para o comércio e o turismo. O acervo arquitetônico da cidade e as belas praias são grande atrativo turístico, movimentando hotéis, bares, restaurantes e o comércio local.

É pelo porto de Itaqui, que fica na região oeste da cidade, que são exportados os minérios extraídos em Carajás, no Pará. A indústria de processamento de bauxita, ou minério de alumínio, também é importante e gerou a construção de um distrito industrial na cidade.

População

Índios, franceses, açorianos, holandeses, africanos trazidos como escravos: essa é a base da população de São Luís nos primeiros séculos de sua formação.

História

No século XVI, a região da atual cidade de São Luís era ocupada pelos tupinambás. A resistência dos índios e as dificuldades de acesso ao local fizeram que não atraísse muito interesse dos portugueses. Em 1612, os franceses chegaram à região, com o objetivo de ali fundar sua primeira colônia na região dos trópicos. (Houve várias tentativas de invasões francesas no território que hoje constitui o Brasil.) Construíram o Forte de Saint-Louis (São Luís), em homenagem ao rei francês Luís XIII. Mas três anos depois foram expulsos pelos portugueses.

Ainda no século XVII, a cidade sucumbiu ao domínio holandês. Os portugueses só retomariam a região em 1645. Só aí a colonização portuguesa se iniciou de fato na ilha Upaon Açu (ilha Grande), nome dado pelos tupinambás à ilha em que se encontra a cidade. O nome mudou depois para ilha de São Luís, mas por decisão governamental, inserida da Constituição estadual, voltou à denominação indígena.

A partir do início do século XIX, a cidade alcançou grande desenvolvimento econômico e cultural. A exportação de algodão para a Inglaterra provocou a expansão de novos negócios. A população cresceu de 10 mil habitantes (fins do século XVIII) para 32 mil (em 1872). Nessa época, São Luís só perdia, em população, para o Rio de Janeiro e para Salvador. Muitas famílias enriqueceram e mandaram os filhos estudar na Europa. A cidade entrou em decadência quando, com o fim da Guerra de Independência dos Estados Unidos, perdeu seu posto de exportadora de algodão para a Inglaterra. Os americanos retomaram a primazia nesse comércio e São Luís empobreceu.

Atualmente São Luís conta com 1.011.943 habitantes e é a principal cidade da região metropolitana conhecida como Grande São Luís, formada por quatro municípios e cuja população total é de 1.306.029 habitantes (censo de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.