São Petersburgo é a segunda maior cidade da Rússia, sendo menor apenas do que Moscou. Fica às margens do rio Nievá, no local em que ele desemboca no mar Báltico. É um importante centro industrial, educacional, científico e cultural. Foi a capital do país de 1712 a 1918.

Locais de interesse

São Petersburgo é famosa por sua beleza e pelos muitos prédios históricos. A enorme cúpula dourada da Catedral de Santo Isaac pode ser vista de grande parte da cidade. Muitos dos antigos governantes da Rússia, chamados czares, estão enterrados na Catedral de São Pedro e São Paulo. O Palácio de Inverno foi residência dos czares de 1762 a 1917.

A cidade é um grande centro cultural, conhecido pelo balé, pela música e pelo teatro. O Museu Ermitage (ou Hermitage) e o Museu da Academia das Artes têm grandes e importantes coleções de arte.

Economia

São Petersburgo é um grande porto marítimo e centro industrial. As fábricas da cidade produzem artigos como maquinaria, metais, papel, alimentos e bebidas. Uma parcela significativa da população trabalha em serviços como os do comércio, da educação e da assistência médica.

História

O czar russo Pedro, o Grande, fundou São Petersburgo em 1703. A cidade cresceu rapidamente e se tornou capital da Rússia em 1712.

No final do século XIX, São Petersburgo tinha muitas fábricas e também muitos trabalhadores pobres. Em 1905, tropas do governo atiraram em pessoas que estavam protestando contra as condições de trabalho. Esse acontecimento ficou conhecido como Domingo Sangrento e levou o povo a tentar derrubar o governo da Rússia. Em 1917, a cidade foi o centro da Revolução Russa, que derrubou o czar e mudou seu nome de São Petersburgo para Petrogrado.

O nome do líder dessa revolução era Lênin. Durante grande parte do século XX, a cidade se chamou Leningrado, em homenagem a ele.

Em 1918 a capital russa mudou-se para Moscou. A Rússia logo passou a fazer parte da União Soviética.

Entre 1941 e 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, Leningrado foi cercada por soldados alemães. Mais de meio milhão de pessoas morreram nos bombardeios ou de fome e doenças. Posteriormente a cidade foi reconstruída.

Em 1991, a União Soviética se desintegrou e a Rússia voltou a ser um país separado. O nome da cidade foi mudado novamente para São Petersburgo. Em 2003, São Petersburgo completou 300 anos. A cidade passou por uma grande restauração no início do século XXI, em homenagem ao tricentenário. Sua população é de 5.131.942 habitantes (estimativa de 2014).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.