São Tomé é a capital de São Tomé e Príncipe, um pequeno país formado por ilhas perto da costa ocidental da África. A cidade fica numa baía do golfo da Guiné, na costa da ilha de São Tomé. É a maior cidade do país e seu principal porto.

A exportação de cacau e de outras mercadorias pelo porto gera lucros para a cidade. No final do século XX, foi descoberto petróleo no golfo da Guiné, o que abriu perspectivas de novos negócios e de crescimento da economia local.

São Tomé foi fundada por comerciantes portugueses em 1493. Eles usavam a cidade como porto de escravos da África ocidental, que aguardavam ali até ser embarcados para a América. No fim do século XVI, a cidade foi incendiada por piratas franceses e, mais tarde, por escravos rebelados.

Em 1975, São Tomé e Príncipe se tornou um país independente, tendo São Tomé como capital. A população da cidade alcançou a marca de 60.000 habitantes (estimativa de 2009).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.