Samoa é um pequeno país insular do sul do oceano Pacífico, na Oceania. Sua capital e maior cidade é Apia, na costa norte da ilha de Upolu. O país tem 192.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 2.785 km2.

Geografia

Samoa fica na Polinésia. O país é formado por duas ilhas principais, Upolu e Savai, e sete ilhas menores. Seis ilhas localizadas no leste do território de Samoa são controladas pelos Estados Unidos. Elas formam a chamada Samoa Americana.

As ilhas de Samoa são rochosas e montanhosas, rodeadas por recifes de corais. O clima é quente e úmido o ano inteiro. É comum a ocorrência de ciclones e terremotos.

Flora e fauna

Boa parte de Samoa é coberta de florestas tropicais. Entre os animais selvagens estão os morcegos, os lagartos, as cobras, os escorpiões, as centopeias e muitos insetos e aves.

População

A grande maioria da população do país é composta de polinésios. Tanto o povo como sua língua são chamados de samoanos. Muitas pessoas também falam inglês. A religião cristã é a que predomina. Cerca de um quinto da população vive em Apia. O restante vive em aldeias ao longo do litoral.

Economia

O turismo é o setor de maior importância na economia de Samoa. A pesca e a agricultura também são importantes. Lá são plantados coco, banana, abacaxi, manga e inhame. Também há criações de porcos, gado bovino e galinhas. Na indústria, destacam-se a fabricação de alimentos processados e de peças de automóveis.

História

Os polinésios estabeleceram-se em Samoa por volta do ano 1000 a.C., vindos provavelmente de Tonga. Os europeus chegaram à região no século XVIII. Em 1889, os Estados Unidos e a Alemanha dividiram as ilhas entre si. Os EUA ficaram com as ilhas do leste, conhecidas como Samoa Americana, e a Alemanha, com as da parte oeste, que ficou conhecida como Samoa Ocidental.

Em 1914, tropas neozelandesas tomaram Samoa Ocidental, que ficou sob domínio da Nova Zelândia de 1920 a 1961. No dia 1° de janeiro de 1962, Samoa Ocidental tornou-se independente e, em 1997, o país passou a chamar-se apenas Samoa.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.