O explorador e geógrafo francês Samuel de Champlain viajou por costas marítimas, lagos e rios da América do Norte no início do século XVII. Conhecido como Pai da Nova França, fundou a cidade de Quebec e estimulou a colonização francesa do território que hoje é o Canadá.

Champlain nasceu em 1567, em Brouage, um pequeno porto francês. Com o pai, capitão da marinha, o jovem Champlain aprendeu a navegar, comandando mais tarde viagens às Antilhas e à América Central continental.

Em 1603, Champlain fez sua primeira visita à Nova França, as terras que os franceses reivindicavam na América do Norte. Em 1604, voltou ao lugar com um grupo de colonizadores e fundou uma colônia no que hoje é a Nova Escócia. Apesar do fracasso da colônia, Champlain aproveitou o tempo por lá para explorar a costa atlântica rumo ao sul, até o atual estado americano de Rhode Island.

Em 1608, o explorador viajou novamente para o Canadá, pelo mar, e lá fundou Quebec — um posto comercial no rio São Lourenço que se tornaria o primeiro povoado francês duradouro na América do Norte. Champlain fez amizade com os hurões, povo indígena da região e, em 1609, viajou com eles em direção ao sul para lutar contra os iroqueses na região em que hoje está localizada a cidade de Nova York. Lá descobriu um lago, mais tarde batizado de Champlain. Em 1615, chegou ao lago Huron — um dos cinco chamados Grandes Lagos; por essa façanha, Champlain é considerado o primeiro europeu a ter chegado a essa região lacustre.

Em 1628 os ingleses tomaram Quebec dos franceses, durante uma guerra. Champlain foi capturado e levado à Inglaterra. Com o fim da guerra, voltou para Quebec, onde morreu em 25 de dezembro de 1635.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.