Localizada na parte central da costa da Califórnia, San Francisco é um importante centro cultural e financeiro do oeste dos Estados Unidos. É uma cidade conhecida pela beleza de suas paisagens naturais e pela diversidade étnica de sua população.

Panorama da cidade

Provavelmente mais que qualquer outra grande cidade dos Estados Unidos, San Francisco é uma coleção de bairros distintos entre si. Um deles é Nob Hill, que possui muitas mansões construídas por famílias ricas no século XIX. Russian Hill e Telegraph Hill também são elegantes bairros residenciais de casas com jardins em alamedas cheias de curvas. O ponto de referência da cidade, a Coit Tower, é uma torre que fica no alto de Telegraph Hill, de onde podem ser avistadas toda a cidade e a baía.

Na zona portuária da parte norte fica o Cais do Pescador (Fisherman’s Wharf), uma atração turística conhecida pelos restaurantes de peixes e frutos do mar, pelo museu marítimo flutuante e pelos artistas de rua. A excursão de barco mais popular do cais vai até a ilha de Alcatraz, uma antiga prisão federal.

Chinatown é outro bairro próspero de San Francisco, constituindo a maior comunidade chinesa fora da Ásia. Muitos de seus moradores são descendentes dos imigrantes chineses que chegaram à cidade no século XIX em busca de trabalho na construção das ferrovias. A cidade também inclui bairros de imigrantes mais recentes, vindos da Coreia, da Tailândia, do Vietnã e do Japão.

A Golden Gate (“Ponte Dourada”), que liga San Francisco a Marin County, ao norte, também é um símbolo da cidade. A estrutura da ponte é admirada tanto por sua utilidade como por sua beleza. Característico de San Francisco é o sistema de transporte por bondes. Eles sobem e descem as ladeiras íngremes, dando um colorido especial às ruas.

Em 1868, a cidade comprou mais de 400 hectares para construir o imenso Parque Golden Gate, que tem pista para cavalos, jardins, lagos e cascatas. O parque também inclui um jardim japonês, um planetário e um aquário.

Economia

San Francisco é um importante centro financeiro e bancário. Outras fontes importantes de empregos são os serviços para empresas (como manutenção de prédios, segurança, publicidade e processamento de dados), o comércio e o turismo. As manufaturas locais produzem roupas, equipamentos eletrônicos e produtos alimentares.

História

Os índios costanoanos foram os primeiros habitantes do lugar em que hoje fica San Francisco. Os espanhóis se estabeleceram na área inicialmente em 1776. No comando de um destacamento de mais de duzentos colonos, o capitão Juan Bautista de Anza fundou na região um quartel-general e uma missão.

Os Estados Unidos se apossaram de San Francisco em 1846. Dois anos mais tarde, descobriu-se ouro nas vizinhanças, em uma serraria do colonizador americano John Sutter. À medida que a notícia da descoberta se espalhou, milhares de habitantes do leste dos Estados Unidos se dirigiram para a Califórnia. A corrida do ouro transformou San Francisco: de longínquo assentamento fronteiriço, quase da noite para o dia ela passou a ser um centro movimentado e próspero.

San Francisco já era uma cidade bem estabelecida quando foi devastada por um grande terremoto em 18 de abril de 1906. Um incêndio irrompeu e ficou fora de controle por três dias, destruindo 514 quarteirões da cidade. Mais de 450 pessoas morreram na ocasião. Enquanto ainda estava em reconstrução, San Francisco sediou a Exposição Internacional Panamá-Pacífico, em 1915. Essa feira mundial contou com dez prédios principais, que exibiam exposições de 29 estados americanos e de 25 países estrangeiros.

Em 27 de novembro de 1978, o prefeito de San Francisco, George Moscone, e o superintendente da cidade foram assassinados na prefeitura. Em consequência disso, Dianne Feinstein foi a primeira mulher a tornar-se prefeita de uma grande cidade dos Estados Unidos. Em 17 de outubro de 1989, San Francisco foi atingida por outro grave terremoto. Embora muitas construções de menor porte tenham sido destruídas, os modernos arranha-céus foram capazes de aguentar o golpe. A população de San Francisco é de 837.442 mil habitantes (estimativa de 2013).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.