San Marino é um dos menores países do mundo; localiza-se na Europa e é totalmente rodeado pela Itália. Sua capital também se chama San Marino. O país tem 32.700 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 61 km2.

Geografia

San Marino fica nos montes Apeninos, na região central da Itália. O monte Titano se ergue no meio do país. Colinas cobrem o sudoeste, e no nordeste há uma planície revestida de gramíneas. San Marino tem invernos frios e verões quentes.

Flora e fauna

Oliveiras, pinheiros, carvalhos, freixos e outras árvores crescem em San Marino. A fauna é representada por toupeiras, ouriços, raposas, texugos, doninhas e lebres.

População

A população san-marinense tem cultura e formação semelhantes às de seus vizinhos italianos. A língua oficial é o italiano e a religião cristã predomina. A maioria das pessoas vive em cidades de porte médio ou pequeno.

Economia

Turismo e finanças movimentam a economia de San Marino, que recebe mais de 3 milhões de turistas por ano. Há indústrias de eletrônicos, cerâmica, instrumentos musicais, móveis, vestuário e selos postais. O país produz vinho, carne e laticínios.

História

Segundo a tradição, um cristão chamado Marino fundou o país no início do século IV. Marino buscava um lugar seguro para os cristãos perseguidos pelo imperador Diocleciano.

A população de San Marino construiu fortalezas nas montanhas para se proteger contra invasores. San Marino se manteve independente ao longo da Idade Média. Em meados do século XV, a nação era regida por um conselho formado por vários membros.

Hoje, um grupo de representantes chamado Grande Conselho-Geral governa o país. Embora não integre a União Europeia, San Marino adota o euro como moeda corrente.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.