Sana é a capital do Iêmen, um país do Oriente Médio, na Ásia. É a maior cidade do país e também uma das mais antigas do mundo. Lá se encontram milhares de casas de pedra construídas há mais de mil anos. Partes da Grande Mesquita de Sana datam dos tempos de Maomé, o fundador da religião muçulmana.

Em Sana, muitas pessoas trabalham para o governo ou no comércio. Nas fábricas, são produzidos gêneros alimentícios, roupas de algodão e outros produtos.

Sana tem mais de 2 mil anos. A população da cidade converteu-se ao islamismo em 632. Desde então, a cidade passou a ser governada por líderes muçulmanos. Do século XVI ao início do XX, fez parte do Império Otomano.

Durante a maior parte do século XX, o Iêmen se dividiu em duas partes. Em 1918, o Iêmen do Norte tornou-se um país independente, tendo Sana como capital. Em 1990, o Iêmen do Norte e o Iêmen do Sul uniram-se novamente para formar um único país, e Sana passou a ser a capital de todo o Iêmen. Sua população é de 1.707.586 habitantes (estimativa de 2004).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.