Santo Domingo é a capital da República Dominicana, país situado na ilha de São Domingos (ou Hispaniola), no mar do Caribe, na América Central. Localizada no ponto em que o rio Ozama deságua no mar, é a maior cidade do país e seu porto principal. É a cidade mais antiga fundada pelos europeus na América.

Muitas pessoas em Santo Domingo trabalham no governo, no turismo e em outras indústrias de serviços. A cidade é o centro financeiro, comercial e industrial da República Dominicana. Há fábricas de produtos químicos, siderúrgicos e alimentícios, de vestuário e de plásticos.

O explorador Bartolomeu Colombo, irmão de Cristóvão Colombo, fundou Santo Domingo em 1496 e fez dela a capital da primeira colônia espanhola na América.

A França dominou Santo Domingo de 1795 a 1809. Posteriormente, a cidade ficou sob o governo da Espanha e, em seguida, do Haiti. Em 1844, a República Dominicana tornou-se um país independente, tendo Santo Domingo como capital. A população da cidade é de 2.169.300 habitantes (censo de 2010).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.