Sarajevo é a capital da Bósnia e Herzegovina, um país do sul da Europa. É a maior cidade e o centro cultural do país.

Sarajevo é um dos centros industriais e bancários da Bósnia e Herzegovina. No entanto, nos anos 1990 uma guerra civil prejudicou a economia local. No começo do século XXI, o desemprego atingia grande parte dos moradores da cidade.

Há muitos milhares de anos existem pessoas vivendo na região de Sarajevo. A cidade tornou-se parte do Império Otomano no século XV. Os turcos otomanos transformaram-na em um centro da cultura muçulmana.

Em 1878, a Áustria-Hungria tomou o controle da cidade. No século XX, a Bósnia e Herzegovina passou a fazer parte de um novo país, que se chamava Iugoslávia.

Em 1992, a Bósnia e Herzegovina tentou sair da Iugoslávia. Uma guerra civil eclodiu entre os grupos étnicos dos sérvios, croatas e bósnios muçulmanos. Foram mortos milhares de pessoas em Sarajevo. Grande parte da cidade ficou destruída. A população de Sarajevo é de 380.000 habitantes (estimativa de 2005).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.