Skopje é a capital da Macedônia, um país do sudeste da Europa. Localizada à beira do rio Vardar, é também a maior cidade e o centro financeiro e industrial do país.

As principais fábricas de Skopje são as de produtos alimentícios, de cimento e de máquinas. Comércio, turismo e serviços são atividades importantes para a economia local.

O povo ilírio fundou Skopje na Antiguidade. No século IV, a cidade era a capital de uma província do Império Romano. Em 518, foi destruída por um terremoto, mas acabou sendo reconstruída mais tarde. Os sérvios a conquistaram em 1189. O Império Otomano dominou a Macedônia entre 1392 e 1912.

No começo do século XX, Skopje e o restante da Macedônia tornaram-se parte da Iugoslávia, um país novo na época. Em 1963, um novo terremoto destruiu a maior parte da cidade e matou mais de mil pessoas. Skopje foi reconstruída com muitos edifícios modernos.

Em 1991, a Macedônia tornou-se um país independente e Skopje foi estabelecida como sua capital. A população da cidade é de 486.600 habitantes (estimativa de 2008).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.