Suva é a capital de Fiji, um país constituído por mais de trezentas ilhas que fica no sul do oceano Pacífico, na Oceania. Fundada em meados do século XIX, Suva se localiza na costa sudeste de Viti Levu, a maior ilha de Fiji. A cidade fica no cabo Suva, junto à foz do rio Rewa.

Suva é uma das cidades mais modernas da região sul do Pacífico. É sede da Universidade do Pacífico Sul e da Faculdade de Agricultura de Fiji, que atendem a uma vasta área do Pacífico. Nela também se destacam os edifícios do governo do país. O Museu de Fiji abriga artefatos da história nacional. Uma variedade de templos, igrejas e mesquitas reflete as diversas culturas encontradas em Suva.

O porto da cidade é parada regular de navios que transportam mercadorias através do oceano Pacífico. Açúcar e roupas são exportados por ele. Entre outras atividades econômicas locais estão o turismo e a indústria alimentícia.

Suva foi fundada como um pequeno povoado em 1849. Na década de 1860, um número crescente de europeus chegou às ilhas para plantar algodão e cana-de-açúcar. Em 1874, os britânicos conquistaram Fiji e transformaram o país em colônia, com a cidade de Levuka como capital. Como Levuka não tinha espaço para se expandir de modo a atender às crescentes atividades comerciais e acolher a crescente população europeia, a capital foi transferida para Suva em 1882. Com isso, a cidade se desenvolveu e floresceu como centro portuário.

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939–45), Suva serviu como base aérea para os Aliados nos ataques contra o Japão. Em 1970, Fiji conquistou a independência, e Suva permaneceu como sua capital. Golpes de Estado criaram problemas econômicos e raciais por todo o país — principalmente em Suva — no início do século XXI. A população da cidade é de 85.691 habitantes (censo de 2007).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.