Tóquio é a capital do Japão, um país formado por um arquipélago que se situa no Extremo Oriente, na Ásia. Localiza-se em Honshu, a principal ilha japonesa, mais precisamente na baía de Tóquio, no oceano Pacífico. É uma das maiores cidades do mundo e o centro industrial, cultural e educacional do Japão.

Tóquio é o núcleo de uma enorme área metropolitana, da qual fazem parte a zona rural adjacente e também várias ilhas, além de três outras cidades importantes: Yokohama, Kawasaki e Chiba.

Panorama da cidade

Tóquio tem vários bairros de características distintas. No centro fica o Palácio Imperial, onde mora o imperador do Japão. Muitos outros prédios do governo japonês estão nas imediações desse palácio, no bairro de Kasumigaseki. Marunouchi é um bairro comercial. Shinjuku é um centro de diversão e compras. O bairro de Ginza é famoso em todo o mundo pela concentração de lojas de produtos caros, de grife.

Economia

Tóquio é o principal centro fabril, bancário e empresarial do Japão. Muitas companhias têm sua sede na cidade. O ramo editorial é um dos mais importantes. Fábricas produzem computadores, televisores e outros artigos eletrônicos. Na área metropolitana há fábricas de metais, produtos químicos e maquinaria.

História

Nos tempos antigos, a cidade se chamava Edo. Era apenas uma aldeia até a família Tokugawa assumir o controle do Japão, no início do século XVII. O xogunato (governo) dos Tokugawas converteu Edo na sede de sua administração. Com isso, a cidade cresceu muito. No século XIX mais de 1 milhão de pessoas viviam lá. A capital oficial do Japão, no entanto, era a cidade de Quioto.

O imperador Meiji começou a governar o Japão em 1868. Edo recebeu então o nome de Tóquio e passou a ser a capital oficial. Sob o governo de Meiji, a cidade se modernizou.

Um terremoto devastou grande parte de Tóquio em 1923, e na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, bombardeios destruíram parcialmente a cidade. Mas ela foi logo reconstruída e, na segunda metade do século XX, tornou-se um forte centro industrial, sendo admirada também pelos seus muitos arranha-céus.

A população de Tóquio, incluída a região metropolitana, é de 37.217.000 habitantes (estimativa de 2011).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.