O Tadjiquistão é um pequeno país no centro-oeste da Ásia. Sua capital é Dushanbe. O país tem 8.278.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 143.100 km2.

Geografia

O Tadjiquistão faz fronteira com o Uzbequistão, o Quirguistão, a China e o Afeganistão. Quase todo o seu território é montanhoso e fica a mais de 3.000 metros de altitude. Geleiras cobrem as encostas de várias montanhas. O clima é seco, com verões quentes e invernos frios.

Flora e fauna

A vegetação característica é a de gramíneas, touceiras e arbustos. A fauna varia desde pequenos roedores até ursos-pardos, tigres e chacais, incluindo cervos e grandes lagartos.

População

Os tadjiques constituem a maioria da população e são aparentados com os iranianos. Os uzbeques são o segundo maior grupo. Há também minorias russas e quirguizes. O idioma oficial é o tadjique, e a religião predominante é a muçulmana. A maioria dos tadjiques vive em aldeias ao longo de rios e canais.

Economia

O Tadjiquistão é um país pobre e predominantemente agrícola. Os principais cultivos são de algodão, batata, trigo, tomate e uva. Há criação de ovelhas, cabras e gado. As indústrias produzem alumínio, tecidos, transformadores de energia, produtos alimentícios, maquinário e produtos químicos. As exportações de algodão e de fios de alumínio são muito importantes para a economia do país.

História

Os tadjiques vivem na região há cerca de 2.500 anos. Eles fundaram cidades ao longo da Rota da Seda, uma estrada percorrida por mercadores que ia da China até a Europa.

Nos séculos VII e VIII, os árabes conquistaram a área. A partir de 999, houve a invasão de povos túrquicos do nordeste. No século XIII, os mongóis assumiram o controle. Dois séculos depois, os uzbeques, um povo túrquico, conquistaram a região e permaneceram no poder até o século XVIII, quando os afegãos tomaram posse dela.

A Rússia assumiu o controle do país no século XIX. Na década de 1920, o Tadjiquistão passou a integrar a União Soviética, tornando-se independente apenas em 1991. Uma guerra civil foi deflagrada em 1992 e se estendeu até 1997. Foi um conflito devastador. O país conseguiu se recuperar com a ajuda internacional.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.