Tailândia significa “terra da liberdade”. Fiel ao nome, a Tailândia é o único país do sudeste da Ásia que nunca foi governado por uma potência europeia. Sua capital é Bangkok. O país tem 67.956.000 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 513.120 km2.

Geografia

A Tailândia tem o formato da cabeça de um elefante. A parte estreita do sul é a tromba, e o norte corresponde à cabeça e à orelha. O país faz fronteira com Mianmar, Laos, Camboja e Malásia. O mar de Andaman, que faz parte do oceano Índico, fica a oeste; o golfo da Tailândia fica a leste.

O norte é montanhoso e tem profundos vales de rios. As montanhas se estendem da costa ocidental para o sul. O Chao Phraya é o principal rio do país, que corre ao longo das planícies do centro. O nordeste é uma área larga e plana chamada planalto de Khorat.

Ventos conhecidos como monções afetam o clima tailandês, trazendo calor, chuva e frio.

Flora e fauna

Na Tailândia são comuns as áreas de mangue, bem como bambuzais, coqueiros, samambaias, mangueiras e pés de papaia. A teca e outras árvores de madeira dura são típicas das florestas tropicais do norte.

Um pequeno número de elefantes, rinocerontes e antas selvagens habita o país. Muitos tipos de macacos e aves vivem nas florestas. Lagartos, sapos, cobras e crocodilos são comuns.

População

O povo tai representa a maioria da população; os chineses são um grupo menor. Além disso, há pequenos grupos de malaios, khmers e outras etnias. O tai é a língua principal.

Quase toda a população segue o budismo. Algumas pessoas no sul, especialmente os malaios, praticam o islamismo. A maior parte vive nas áreas rurais.

Economia

O turismo é uma das principais atividades. Outro aspecto importante da economia é a indústria. Os principais produtos são roupas, joias, cimento, açúcar, computadores e outros artigos eletrônicos. A Tailândia é um dos maiores produtores de tungstênio e de estanho do mundo. As minas do país também produzem carvão, gás natural e pedras preciosas.

Muitos tais trabalham na agricultura. Os cultivos mais importantes são arroz, cana-de-açúcar, mandioca e milho. Também se produzem borracha natural, abacaxi e banana. Outras fontes de alimento são carne de porco, frango e peixe.

História

Há milhares de anos, as pessoas que habitavam a região onde hoje é a Tailândia cultivavam arroz e faziam ferramentas de metal. Entre os séculos VI e IX, o povo mon fundou pequenos reinos budistas. Por volta do século XII, o povo khmer, do atual Camboja, governava áreas do leste da Tailândia.

Por volta do século X, o povo tai chegou à Tailândia, vindo da China. No século XIII, os tais fundaram o reino de Sukhothai, no norte da Tailândia. Os tais derrotaram os khmers. No século XIV, o reino de Ayutthaya dominou a região e passou a ser conhecido como Sião.

Em 1782, a dinastia real Chakri conquistou o poder no Sião. Durante o século XIX, o Sião permaneceu independente enquanto os europeus dominaram os países vizinhos. Em 1932, uma revolta militar pôs fim ao controle absoluto da dinastia Chakri. O país ainda manteve um rei dessa dinastia, mas com poderes limitados. Em 1939, o país se tornou conhecido como Tailândia.

O exército assumiu o controle do país em 1947. Em 1973, estudantes fizeram protestos e conseguiram que o governo se tornasse mais democrático. Mesmo assim, os líderes militares conquistaram o poder várias vezes nos anos seguintes.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.