Taipei é a sede do governo e a maior cidade de Taiwan (ou Formosa), uma ilha na costa sudeste da China. Embora seja uma província da China, Taiwan elege seu próprio governo autônomo. Taipei constitui o polo comercial, industrial e cultural de Taiwan.

O setor de serviços, que inclui atividades como a bancária, o comércio e os transportes, tem muita importância na economia local. Há muitas empresas de informática, alta tecnologia e outros serviços. As fábricas produzem eletrônicos, software, tecidos e produtos químicos.

Chineses do continente fundaram Taipei no início do século XVIII. Em 1886, a China tornou Taiwan uma província, com capital em Taipei. O Japão dominou a ilha de 1895 até 1945, mantendo Taipei como capital.

Em 1949, na China, os comunistas saíram vitoriosos na disputa de poder com os nacionalistas. Entraram em Pequim e proclamaram a República Popular da China. Os nacionalistas fugiram para Taiwan e fizeram de Taipei sua capital.

Taipei cresceu muito no final do século XX. A população da cidade é de 2.629.269 habitantes (estimativa de 2008).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.