O Taj Mahal é considerado uma das construções mais lindas do mundo. Está localizado na cidade de Agra, no norte da Índia. Um xá, ou imperador, chamado Jahan construiu o Taj Mahal como monumento e túmulo para sua querida esposa, Mumtaz Mahal.

O xá Jahan foi o governante do Império Mogol, na Índia, de 1628 a 1658. Sua mulher morreu em 1631, e a construção do Taj Mahal começou no ano seguinte.

O monumento fica na margem do rio Jumma e é cercado por jardins e espelhos de água. O edifício está assentado sobre uma base quadrada de mármore de 7 metros de altura. Cada uma das quatro faces da estrutura tem um grande arco que alcança 33 metros de altura. No topo do edifício, há uma grande cúpula.

As paredes externas são todas de mármore branco. Encravadas no mármore, há pedras preciosas de várias cores. Entre elas estão lápis-lazúlis, jades, cristais, turquesas e ametistas. As pedras formam desenhos geométricos e florais.

O interior do Taj Mahal é composto por uma grande sala com os monumentos para Jahan e sua mulher. Uma tela de mármore esculpido circunda esses monumentos; abaixo deles ficam os túmulos do casal.

A poluição do ar provocada pelos automóveis e por fábricas localizadas na região foi prejudicando o monumento e causando seu desgaste ao longo dos anos. Para evitar danos maiores, algumas medidas começaram a ser tomadas.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.