Teerã é a capital do Irã, um país localizado no Oriente Médio, na Ásia. Teerã fica nas montanhas Elburz e é a maior cidade iraniana, além de ser um centro educacional e industrial.

Como o Irã é um país rico em petróleo, em Teerã há uma refinaria. As indústrias da cidade fabricam roupas, cimento, produtos alimentícios e medicinais. Muitos habitantes trabalham nos escritórios do governo.

O Irã é um país muito antigo; sua capital era Ravy. Teerã era um subúrbio da capital, mas, em 1220, Ravy foi invadida e praticamente destruída. Então, muitas pessoas se mudaram para Teerã e a cidade cresceu.

Teerã tornou-se capital do Irã na década de 1780. Desde então, tornou-se a cidade mais importante do país. No começo do século XX, foi modernizada e ampliada.

Durante uma revolução em 1979, líderes islâmicos tomaram o poder no país. Ativistas favoráveis à revolução invadiram a embaixada americana em Teerã e, entre 1979 e 1981, mantiveram como reféns um grupo de americanos no local.

Na década de1980, uma longa guerra entre o Irã e o Iraque abalou a economia e o desenvolvimento de Teerã. Na década de 1990, a cidade voltou a crescer. Sua população é de 7.873.000 habitantes (estimativa de 2007).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.