Tegucigalpa é a capital de Honduras, um país da América Central. A cidade situa-se nas encostas do monte Picacho, a 975 metros de altitude, cercada de montanhas e à margem do rio Choluteca. É a maior cidade de Honduras.

Tegucigalpa é um dos principais centros industriais do país. As fábricas da cidade produzem tecidos, roupas, alimentos processados — principalmente açúcar — e outros bens.

Tegucigalpa é uma das poucas capitais nacionais do mundo sem transporte ferroviário. Para transporte de mercadorias a cidade dependeu por muitos anos do aeroporto próximo a Toncontín. A finais do século XX as melhorias nas rodovias do país afetaram positivamente a economia da cidade. Hoje, os fretes podem ser transportados pela rodovia Interoceânica, que liga Tegucigalpa com Puerto Cortés na costa do mar do Caribe e San Lorenzo, na costa do oceano Pacífico.

A região de Honduras já fez parte de uma colônia espanhola. Os conquistadores espanhóis fundaram Tegucigalpa, em 1578, como centro de mineração da prata e do ouro extraídos das montanhas próximas.

Honduras se tornou independente em 1838. Durante a maior parte do século XIX a capital do país foi ora Tegucigalpa, ora Comayagua. Em 1880 Tegucigalpa tornou-se a capital permanente de Honduras.

Um terrível furacão atingiu Honduras em 1998. Tegucigalpa foi duramente castigada. A população da cidade é de 990.600 habitantes (estimativa de 2009).

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.