A Terça-Feira Gorda é um feriado comemorado com festas e desfiles em muitos países cristãos. Ele é o último dia antes da Quarta-Feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma. A Quaresma é um período de quarenta dias que termina na Páscoa, uma das festas mais importantes do cristianismo, em que se celebra a ressurreição de Cristo. No Brasil, a Terça-Feira Gorda é hoje mais conhecida pelo nome de Terça-Feira de Carnaval.

Tradicionalmente, durante a Quaresma, os católicos praticantes limitam o consumo de carne e às vezes de outros alimentos também. Esse costume, conhecido como abstinência, é um modo de lembrar os sacrifícios que Jesus fez pelas pessoas. Em certos dias da Quaresma, a Igreja prescreve o jejum, que na prática consiste em fazer refeições frugais, isto é, extremamente simples e pequenas. Na Terça-Feira Gorda, ou Terça-Feira de Carnaval, muitos fiéis que seguem essas tradições aproveitam para consumir tudo o que não será permitido durante os quarenta dias seguintes.

Em vários países, a Terça-Feira de Carnaval tem o nome de Mardi Gras, que em francês significa “Terça-Feira Gorda”. Em alguns lugares, as festividades do Mardi Gras podem começar vários dias antes da própria terça-feira; nesses lugares, o nome Mardi Gras é usado para designar o período inteiro do Carnaval. O Mardi Gras mais conhecido ocorre em Nova Orleans, na Louisiana, nos Estados Unidos.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.