Theodore Roosevelt foi o 26° presidente dos Estados Unidos. Ele assumiu o posto após o atentado que matou o presidente William McKinley, em 1901, e fortaleceu a presença dos Estados Unidos nas relações internacionais.

Juventude

Theodore Roosevelt nasceu em 27 de outubro de 1858, na cidade de Nova York. Ele era o segundo de quatro filhos de uma família rica. Durante a infância, foi um menino doentio, mas depois conseguiu desenvolver um corpo saudável por meio de exercícios.

Roosevelt formou-se em 1880 pela Faculdade Harvard. Depois, fez o curso de direito por pouco tempo, mas foi eleito para uma cadeira na assembleia legislativa do estado de Nova York pelo Partido Republicano.

Em 1880, casou-se com Alice Hathaway Lee, com quem teve uma filha. Alice morreu em 1884 e, no ano de 1886, Roosevelt casou-se novamente, com Edith Kermit Carow, e com ela teve cinco filhos.

Carreira política e militar

Em 1897, o presidente McKinley nomeou Roosevelt secretário-adjunto da Marinha. Durante a Guerra Hispano-Americana, em 1898, Roosevelt organizou uma unidade de combatentes voluntários, que lutou com êxito em Cuba.

Com a guerra, Roosevelt tornou-se herói nacional. Em 1898, elegeu-se governador do estado de Nova York. Em 1900, foi eleito vice-presidente de McKinley. Quando, no dia 14 de setembro de 1901, McKinley foi assassinado com um tiro, Theodore Roosevelt tornou-se presidente. Em 1904, foi eleito para cumprir um mandato completo.

Presidência

Roosevelt defendia relações pacíficas entre empregadores e empregados; para isso, criou um programa que chamou de Square Deal. Ele também se empenhou em evitar que grandes companhias tirassem as pequenas empresas do mercado. Grupos formados por grandes companhias são chamados trustes; por isso, Roosevelt foi apelidado “caçador de trustes”. Ele também pediu ao Congresso que votasse leis contra a venda de alimentos e medicamentos contaminados.

Além disso, Roosevelt queria preservar os recursos naturais do país. Criou áreas de reservas florestais, que não poderiam mais ser exploradas por companhias que delas quisessem extrair madeira, minerais ou água. Em 1905, o Congresso criou o Serviço Florestal, para vigiar as florestas nacionais dos Estados Unidos.

Nas relações exteriores, Roosevelt dizia que sua política era baseada em “falar com suavidade e ter um grande porrete na mão”. Com isso, ele queria dizer que os Estados Unidos deviam ser brandos nas negociações com outros países, mas também estar preparados para defender seus interesses com o recurso a meios mais fortes. Um exemplo disso ocorreu em 1903, quando Roosevelt ajudou o Panamá a se tornar independente da Colômbia, mas, em troca, exigiu uma parte das terras do novo país. Mais tarde, os Estados Unidos construíram o Canal do Panamá na região que ocuparam.

Além disso, Roosevelt ampliou a Doutrina Monroe. Em 1823, o presidente James Monroe havia dito que a Europa não devia se intrometer nos países da América. Roosevelt acrescentou, então, que os Estados Unidos iriam policiar os países da América Latina para que eles cumprissem seus acordos com outros países.

Últimos anos

Após deixar o posto em 1909, Roosevelt viajou pela África e pela Europa. Em 1912, fundou o Partido Progressista e lançou-se candidato à presidência por ele. O presidente da época, William Howard Taft, candidatou-se a vice na sua chapa, mas foram derrotados pelo candidato democrata Woodrow Wilson. Então, Roosevelt dedicou-se a escrever sua autobiografia e a viajar pelo interior do Brasil. Antes que os republicanos pudessem indicá-lo para às eleições à presidência em 1920, Theodore Roosevelt morreu, no dia 6 de janeiro de 1919, em Nova York.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.