Durante sua primeira viagem para cruzar o oceano Atlântico, o navio de passageiros chamado Titanic bateu em um enorme iceberg. O navio afundou em 15 de abril de 1912 e mais de 1.500 pessoas morreram. Esse foi um dos mais famosos desastres do século XX.

Antes de os aviões existirem, as pessoas cruzavam os oceanos em navios chamados transatlânticos. O Titanic foi um dos maiores transatlânticos de seu tempo. Ele tinha mais de 270 metros de comprimento e nove deques, ou andares. O casco era feito de aço e dividido em dezesseis compartimentos. Na época, algumas pessoas afirmaram que era impossível o Titanic afundar.

Em 10 de abril de 1912, o Titanic zarpou de Southampton, na Inglaterra. Seu destino era a cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Alguns dos passageiros eram pessoas ricas que faziam viagens de negócios ou de lazer. Outros eram emigrantes europeus pobres que estavam em busca de vida melhor na América do Norte.

Os vigias viram um iceberg às 11 horas e 40 minutos da noite de 14 de abril. Não era possível desviar o navio a tempo. O casco se partiu ao meio e o navio começou a fazer água. Às 2 horas e 20 minutos da madrugada seguinte, o Titanic afundou.

Cerca de 705 pessoas conseguiram escapar usando botes salva-vidas. No entanto, não havia botes suficientes para as 2.224 pessoas que estavam a bordo. Depois do desastre, os governos tornaram mais rígidas as regras de segurança para os navios.

Em 1985, exploradores do fundo do mar acharam os restos do Titanic a 4.000 metros de profundidade, perto da ilha canadense da Terra Nova. Veículos submergíveis foram usados para explorar o navio e trazer parte dos destroços até a superfície.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.