Tonga é um país da Oceania formado por cerca de 170 ilhas do sul do oceano Pacífico. A maior ilha é Tongatapu, onde fica a capital do país: Nukualofa. Tonga é uma das mais antigas monarquias do mundo. Sua população é de 103.800 habitantes (estimativa de 2014) e sua área é de 748 km2.

Geografia

Apenas quarenta ilhas de Tonga são habitadas. Algumas delas são picos de vulcões submersos. Outras são atóis, ou seja, recifes de corais que cercam uma laguna de água do mar. O clima de Tonga é quente e chuvoso.

Flora e fauna

Em Tonga há muitas flores. Nas ilhas vulcânicas há florestas tropicais, com mangues nas áreas pantanosas. Entre as aves destacam-se pombas, martins-pescadores, cucos e picanços. Grandes morcegos frugívoros (que comem frutas) vivem em Tongatapu.

População

Quase toda a população de Tonga é composta de polinésios — o povo nativo do leste da Oceania. As línguas principais são o tonganês e o inglês. Praticamente todos os tonganeses são cristãos. Cerca de dois terços da população vivem em Tongatapu. Menos da metade dos habitantes mora na cidade, ou seja, a maioria vive e trabalha na zona rural.

Economia

A economia de Tonga baseia-se na agricultura e na pesca. Os agricultores cultivam abóbora, coco, mandioca, inhame, banana e baunilha. Também criam porcos, cabras e gado. Outra atividade importante da economia é o turismo.

História

As ilhas são habitadas há pelo menos 3 mil anos. Reis e rainhas governam Tonga desde o século X. Os primeiros guerreiros tonganeses conquistaram terras por todo o Pacífico.

Exploradores holandeses e britânicos visitaram as ilhas nos séculos XVII e XVIII. Missionários cristãos chegaram a elas no século XIX e, em 1900, a Grã-Bretanha assumiu o controle dos negócios exteriores de Tonga. Essa situação se manteve até 1970, quando o país se tornou independente. Na década de 1990, os tonganeses começaram a reivindicar ao rei que transformasse o país em democracia.

Translate this page

Choose a language from the menu above to view a computer-translated version of this page. Please note: Text within images is not translated, some features may not work properly after translation, and the translation may not accurately convey the intended meaning. Britannica does not review the converted text.

After translating an article, all tools except font up/font down will be disabled. To re-enable the tools or to convert back to English, click "view original" on the Google Translate toolbar.